Saber quanto pagar a um fotógrafo profissional pode ser complicado. A priori, o valor que um fotógrafo cobra pode parecer caro no papel, mas você está pagando muito mais do que simplesmente o tempo necessário para tirar suas fotos.
Como a maioria dos produtos e serviços, quanto maior a demanda, mais alto o valor. No entanto, cada fotógrafo é único e por isso, se você realmente aprecia o seu estilo, vale a pena pagar mais para reservar seu tempo com antecedência e ter certeza do que irá receber em troca. Ter uma alta demanda também é um bom sinal da qualidade de um fotógrafo.
Assim como acontece com a maioria empresas, se sua principal preocupação é o orçamento, aconselhamos que seja aberto ao falar com um fotógrafo pela primeira vez. Um fotógrafo experiente / criativo saberá trabalhar dentro de um orçamento razoável. Não espere milagres se você estiver com um orçamento limitado, mas se tiver expectativas justas, quase qualquer trabalho é possível. Na pior das hipóteses, um fotógrafo deve poder aconselhá-lo sobre quais opções você tem para reduzir o custo de produção, mas não diminuir a qualidade das imagens finais.
Para fazer essa conta, fotógrafos levam em consideração alguns pontos especiais: experiência profissional, sua demanda, assistente, edição e tratamento das imagens, tempo de produção, quantidade de imagens a serem produzidas e entregues e onde as imagens serão utilizadas e por quanto tempo.
Por exemplo, para um evento, você idealmente precisará do fotógrafo durante toda sua duração e aqui quase sempre o valor é cobrado pelo tempo de uma saída ou diária. Se você precisar que as imagens sejam disponibilizadas em tempo real, ele provavelmente precisará de um assistente e seu custo será diferente.
Retratos corporativos levam em consideração quantas pessoas participarão da sessão, o tempo necessário para a realização do job, bem como as diferentes combinações ou poses que decidiram e a utilização das imagens.
Vale sempre ter em mente que uma sessão com um, dois ou três retratos será mais cara do que reunir uma série de executivos(as) para uma única sessão, onde os valores diminuem proporcionalmente.
Já para a produção de um banco de imagens, seja o seu foco mais corporativo, industrial ou de campo, a quantidade de tempo necessária para a produção provavelmente terá o maior impacto. Similar aos retratos, quanto mais dias de produção, menor será o valor proporcional, ex: uma diária será mais cara do que cinco. Todos os outros pontos acima também valem aqui uma vez que esse tipo de job quase sempre envolve retratos, cenas dirigidas e uma série de outras categorias fotográficas. Boa sorte!
Komentarji