top of page
Imaz

Propriedade intelectual: Como funciona no espaço digital



A cada dia que passa, empresas estão mais atentas a formas de garantir que gráficos, logotipos, imagens e vídeos estejam bem protegidos, e saber o que pode e o que não deve ser reutilizado ou cedido é essencial para qualquer empresa que cria, inventa ou projeta qualquer tipo de ativo.


Abaixo, alguns pontos sobre nossa visão da propriedade intelectual e como ela funciona.


O que é propriedade intelectual?


Propriedade intelectual nada mais é do que uma ideia ou criação que alguém teve. São algumas as leis em vigor que protegem empresas contra cópias de imagens, logotipos ou reproduções que tenham sido usadas por fontes externas, ou internas, sem permissão.

Esses processos legais existem para proteger a propriedade intelectual contra o uso indevido de alguém ou uma empresa que possua os direitos autorais.


Algumas maneiras de proteger sua propriedade intelectual:


• A lei de direitos autorais protege contra a reprodução;

• A lei de direitos autorais se refere a qualquer coisa criada por uma pessoa ou marca que é vista como original e formada a do intelecto.

• Permite que os criadores autorizem sua reprodução ou reutilização.


Alguns ativos digitais protegidos por direitos autorais:


• Todo tipo de arte gráfica: fotos, vídeos, logos, gráficos.

• Música / áudio;

• Conteúdo de um site;


Se você já acessou um dos grandes bancos de imagem como Getty Images ou Istock, sabe que marcas d'água também são opções para proteger direitos autorais para quase todo tipo arquivo. A marca d'água é o processo de sobrepor um logo ou texto a um arquivo de imagem — um processo importante quando se trata de proteção de direitos autorais e marketing de obras digitais.


Um detalhe super importante e que empresas se deparam com frequência é o ciclo de vida dos direitos autorais. Isto varia muito, mas normalmente tem uma vida útil X, com a possibilidade de ser estendida por alguns anos.

*Direitos autorais compete a formas tangíveis e não incluem ideias ou descobertas.


Marca registrada permanente, com renovações periódicas

Para as empresas, a marca registrada do seu logo ou slogan é ligada à tradição e absolutamente indispensável. Ela é protegida, mas vai exigir renovação de anos em anos.

A marca de uma empresa liga uma ideia, conceito ou produto à sua identidade.


O que pode ser uma marca registrada? Alguns exemplos são:


• Logotipos, rótulos e nomes comerciais;

• Desenhos ou símbolos

• Produtos e embalagens


Uma marca registrada talvez seja a primeira coisa que ajuda a identificar uma empresa.

Não obstante que o registro às vezes não seja exigido, é aconselhado, particularmente quando considerarmos que um conteúdo gerado por um consumidor é usado para qualquer coisa on-line: de redes sociais, sites a blogs.


As patentes digitais protegem as ideias tecnológicas


Uma patente dá direitos exclusivos a uma pessoa ou empresa que inventaram algo original e que pode ser usado por outra pessoa ou empresa.

No universo digital existem alguns exemplos, mas tende a estar relativo a códigos ou preenchimentos automatizados de informações de um cliente.


Alguns exemplos de patentes digitais:


• Códigos;

• Nova encriptação, codificação;

• Algoritmo;


Patentes atribuem-se à invenções e criações e é fundamental que estejam legalmente registradas a fim de garantir e preservar direitos exclusivos. No mundo digital, patentes podem ser mais variadas e complexas de definir do que algo físico.


Como a propriedade intelectual amplia seu alcance nos meios digitais, ter seus ativos, ideias e conceitos bem protegidos garantem que estes não sejam usados sem autorização e recompensa é imprescindível.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page