Assim como na Fotografia, existem várias razões pelas quais o formato de vídeo é importante. Se você entender o formato em que a câmera filma ou em que formato você recebeu poderá calcular quanto espaço de armazenamento foi necessário para a gravação e / ou, posteriormente, para o seu armazenamento.
Pense no formato de vídeo da maneira como visualiza um texto ou fotos em uma publicação. Você pode imprimir "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa, por exemplo, em embalagens de salgadinhos. Serão necessários milhares de invólucros e quem gostaria de lê-lo dessa maneira? Da mesma forma, você pode criar e armazenar suas filmagens em um formato não compactado, mas o arquivo se torna enorme e não há como você fazer o upload para a internet ou enviá-lo por email.
Então, qual é o melhor formato de vídeo?
Embora não haja um "melhor formato de vídeo", existem os melhores formatos de vídeo para trabalhos específicos. O lado bom disso é que é realmente muito fácil transferir entre formatos de vídeo. Faça a si mesmo algumas perguntas sobre a sua utilização: eles serão assistidos por streaming de vídeo via Internet? Que tipo de velocidade de conexão? Qual é a longevidade do formato e quão difundida é sua adoção?
Independentemente de sua escolha, salve sempre o arquivo original para evitar perda de qualidade da imagem devido à compactação do arquivo.
Existem dezenas de formatos de vídeo digital e listamos aqui os 3 com maior probabilidade de você encontrar.
.mp4
Esse formato é um dos mais usados atualmente, especialmente quando se trata de compartilhar conteúdo online. De fato, o YouTube recomenda o upload de arquivos no formato .mp4 para obter a melhor qualidade de vídeo. Além dos dados de vídeo e áudio, também pode ser usado para armazenar itens como legendas e imagens estáticas.
.mov
O arquivo .mov desenvolvido pela Apple suporta uma ampla variedade de codecs mas dessa vez, não se limita aos codecs ou hardware da exclusivos da Apple. Esse formato é comumente usado na captura de imagens e exportação e câmeras como Nikon e Canon produzem vídeo H.264 envolto em .mov.
.avi
A Microsoft desenvolveu e lançou .avi com o Windows 3.1 há muito tempo. Arquivos AVI já foram um cavalo de batalha de vídeo digital. Se dissermos que o "AVI está morto", a seção de comentários ficará obstruída com as pessoas que ainda o usam. Sua popularidade certamente diminuiu, mas você encontrará muitos arquivos AVI herdados pela internet. Dica curta, não produza vídeos em .avi, mas tenha player que rode esses vídeos à mão.
.flv
Flv significa Flash Video Format. Ele anda de mãos dadas com o SWF, outro formato para vídeos em flash. Apesar de ser um dos formatos de vídeo mais comuns, o FLV tem algumas desvantagens importantes. O Flash não é suportado por dispositivos iOS, o que significa que não pode ser reproduzido em iPhones e iPads. Mesmo que mais de três quartos do mundo use o Android, você pode não querer arriscar perder milhões de espectadores em potencial.
.mkv
Mkv ou matroska, é um formato gratuito e de código aberto. Foi criado inicialmente como um formato de vídeo padrão para arquivos multimídia. Um único arquivo pode conter várias imagens, áudio e faixas de legendas.
Para finalizar, abaixo estão dois dos usos mais comuns de vídeo e os formatos preferidos para cada um deles:
Mídias sociais: MP4 é suportado pelo Facebook, Twitter, Instagram, IGTV e YouTube. O Facebook também suporta MOV, enquanto o YouTube aceita a maioria dos formatos de vídeo.
TV e computadores: AVI, MOV e MKV oferecem a imagem da mais alta qualidade, o que os torna ótimas opções para transmissão em tela grande.
Até a próxima!
Commentaires