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O que são SaaS, PaaS e IaaS?


Ainda há empresas que pensem que a nuvem é apenas uma onda e que ter servidores próprios é o único caminho a seguir. Já não é bem assim...


A nuvem pode até ter sido uma onda 25 anos atrás quando a Microsoft comprou o Hotmail, mas há muito tempo a nuvem é a solução mais segura e escalável para empresas que buscam o crescimento.


Um de nossos parceiros técnicos do IMAZ explica algumas das diferenças entre os serviços em nuvem — IaaS, PaaS e SaaS e suas vantagens. Confira!


Em 2003 eu tinha a importante tarefa de colocar nosso servidor em funcionamento para receber e-mails, rodar o site e armazenar os arquivos de nossa empresa. Naquela época eu tinha que gastar muito do meu tempo fazendo coisas que não pretendia fazer, tais como aumentar o armazenamento, atualizar os sistemas operacionais, reparar o hardware, entre outras tarefas. Em pouco tempo, encontrei uma empresa que forneceu serviços de e-mail e website hospedados e comecei a usar um dispositivo de armazenamento RAID local para os arquivos da empresa. Isto reduziu enormemente minha carga de trabalho, mas eu ainda tinha que lidar com o backup do armazenamento local.


Nossa empresa utiliza serviços em nuvem há quase 10 anos e, fora um backup físico adicional além dos que já temos, não armazenamos mais nada localmente. Nossos programadores e desenvolvedores usam o GitHub (na nuvem) para armazenarem nossos códigos, o que entre, muitas outras coisas, permite nossa maior concentração no trabalho essencial: ajudar nossos clientes a terem uma melhor experiência com as nossas soluções.


Um outro fator importante desse nosso modelo de negócio é que com as assinaturas mensais e anuais facilitam os upgrades no sistema. Bem mais do que se uma empresa tivesse pagado um alto valor por um software permanente. E isso nos dá grande flexibilidade. E aos nossos clientes.


E o que de fato são IaaS, PaaS, SaaS?


É comum recebermos perguntas sobre qual é a diferença entre os serviços em nuvem e o que cada um faz. Para explicar de forma simples, usemos a analogia de um carro!


O serviço armazenado localmente é como se tivesse um carro e você, como dono do carro, é o responsável por sua manutenção. Se demorar a fazer o que precisa, o risco é ao chegar a hora de fazer um upgrade descobrir que a solução será comprar um carro novo.


IaaS quer dizer (Infrastructure as a Service) e mais parecido com alugar um carro.

Na locadora, você escolhe o modelo desejado e dirige durante o período desejado, mas o carro não o seu. Aqui, se você precisar de um upgrade, é só alugar um outro.


PaaS ou (Platform as a Service), é como pegar um Uber ou ter um motorista a sua disposição. Você não pilota o carro, mas diz ao motorista aonde precisa ir, enquanto trabalha ou tira aquela soneca no banco de trás.


Já o SaaS, ou (Software as a Service) é como ir de metrô ou trem. Ambos têm percursos determinados e, embora você compartilhe o veículo com outros passageiros, se precisar sentar não se preocupe, cada um tem seu próprio espaço no vagão.



Afinal quais são as vantagens de cada um?


IaaS

O IaaS é um serviço baseado em nuvem que oferece servidores, armazenamento e recursos de rede. Alguns dos fornecedores mais famosos incluem Amazon (AWS), Microsoft (Azure) e o Google Compute Engine. O IaaS é funciona muito bem para analistas de TI e aqueles com conhecimento mais técnico, que não querem ter preocupações com hardware.


PaaS

As soluções PaaS são especialmente usadas por desenvolvedores de software e empresas de desenvolvimento de software. Uma das principais do PaaS é que esses profissionais têm acesso a ambientes para desenvolvimento, gerenciamento e testes e não precisam gastar energia se preocupando em manter componentes da infraestrutura como se fosse um servidor, tais como armazenamento, recursos de rede, entre outros. Essas soluções podem reduzir o tempo para codificar novos apps com componentes pré-codificados incorporados à plataforma.


SaaS

O SaaS permite o uso de aplicações baseadas em nuvens e serviços de e-mail como o Gmail são exemplos famosos de SaaS. Produtos de software como o Microsoft 365, Google G Suite, e o Netflix são outros exemplos.


Frequentemente, os pagamentos por esses serviços são mensais ou anuais e você não tem que se preocupar com hardware a ser configurado ou software a ser instalado, além da manutenção. O aplicativo deve estar pronto para utilização após a sua inscrição e tudo o que você precisa é receber a identificação de usuário e senha. Esse último modelo dá flexibilidade e escalabilidade. Isto é, você pode adicionar e remover usuários quando quiser – procedimentos que trazem vantagens, uma vez que não há necessidade de fazer investimentos iniciais (geralmente elevados). O usuário paga o que utiliza.


Hoje em dia, empresas têm a possibilidade de escolher a solução que melhor atende às suas necessidades de infraestrutura tecnológica e não são mais forçadas a gerenciar seus servidores localmente. Essa mudança também beneficia incrivelmente pequenas e médias empresas que, até recentemente, tinham seu potencial de expansão limitado por não conseguir viabilizar os investimentos necessários para adquirir servidores.

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