top of page
Imaz

Gerenciando seus ativos digitais para os departamentos de Marketing e Comunicação


Embora estejamos em 2021, sabemos que o Gerenciamento de Ativos Digitais ainda pode ser um termo desconhecido para muitos profissionais.


Quantas vezes você já se perguntou onde encontrar essa imagem, produzida ontem ou há um ano que ilustraria tão bem o ponto do que você está tentando comunicar? Ou onde você pode encontrar aqueles arquivos que sua equipe concordou em usar na próxima campanha?


Neste post, pretendemos mostrar por que o Digital Asset Management é a resposta a essas perguntas e a muitas outras que você provavelmente se faz no dia-a-dia.


As diferenças entre o Gerenciamento de Ativos Digitais, o Armazenamento em Nuvem ou Local


Independentemente do setor da sua empresa, aqueles que trabalham nas áreas de marketing e comunicação sabem que o que você está tentando dizer a seus clientes, seguidores e público-alvo depende muito da parte visual. Seja através de um vídeo, foto ou infográfico, você provavelmente reconhece esses arquivos.


Simplificando, o Gerenciamento de Ativos Digitais é um sistema para organizar, armazenar e recuperar mídias importantes, e gerenciar seus acessos e permissões digitais.

No contexto de uma equipe de marketing ou comunicação, usar um sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais ajuda você a facilmente armazenar, administrar, compartilhar e encontrar arquivos de mídia que você ou alguém com quem você esteja trabalhando no mesmo lugar — sempre que precisar.


A diferença entre armazenar arquivos de mídia em uma solução de Cloud (como Google Drive, Dropbox e tantas outras), localmente em seu computador, rede da empresa ou drive externo é que você depende de se lembrar de nomes de arquivos ou pastas que alguém que nem mesmo pode estar mais na empresa criou, enquanto que com um sistema DAM você pode armazenar, encontrar e compartilhar o conteúdo num click.


Quais são alguns dos desafios mais comuns para as áreas de Marketing & Comunicação?



• Não é possível encontrar os arquivos quando precisa ou depende da disponibilidade de alguém para ajudar a encontrá-los;


• Reenviar a mesma apresentação ou imagem inúmeras vezes;


• Dificuldade em compartilhar arquivos externamente, com uma agência, por exemplo;


• Você não tem controle sobre arquivos antigos, como logotipos desatualizados ou apresentações antigas, que deixaram de ser aprovadas para utilização;


• Você não tem controle sobre quais arquivos são usados, onde e quando, por que e por quem;


• Você gasta um tempo enorme baixando, redimensionando e carregando imagens ou outros arquivos;


• Você recebe arquivos pesados em um formato que só pode ser aberto com um programa específico ao qual não tem acesso, mesmo antes que você possa de fato fazer algo com eles;


• Você tem o mesmo arquivo em vários formatos e tamanhos diferentes: um para o Facebook, outro para o LinkedIn, outro para um banner, outro para a imprensa e a lista continua;


• Você não tem como garantir que o uso de imagens onde você consiga identificar a pessoa, normalmente um colaborador ou um cliente, seja aprovado para uso;



Benefícios de usar um sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais

Para alguém que trabalha nas áreas de marketing ou comunicação, os benefícios de utilizar um sistema DAM como o IMAZ são muitos. Em primeiro lugar, você vai economizar tempo.

Se você pensar quanto vale seu tempo, e como é divertido gastar tempo em tarefas que agregam valor à sua posição atual e à empresa na qual trabalha, esses minutos se acumulam a cada semana, mês e ano.



Abaixo estão alguns dos benefícios do IMAZ

Quando os arquivos são catalogados com metadados, você não depende mais de lembrar os nomes ou locais dos arquivos ou pastas — como hashtags no Instagram.

Exemplo: seus arquivos da campanha interna de outubro poderão ser catalogados da seguinte forma:

Data: 22.10.2021

Local: São Paulo, SP

Descrição: Campanha interna de outubro de 2021 para colaboradores sobre segurança do trabalho. Claudio Neves e Roberta Alves, soldadores da área de Fornos.

Autor: José Silva

Palavras-Chave: campanha, outubro, ST, fábrica, industrial, grupo, forno, solda,


Ao invés de receber as mesmas perguntas de colegas sobre onde encontrar os arquivos, você pode dar acesso a esse trabalho específico ou compartilhar a campanha através de um link por email ou uma galeria. Ou exibir apenas os últimos arquivos deste projeto aprovados pela gerência, especificamente destinados ao departamento de RH ou qualquer outro departamento.

Ao criar uma galeria com esses arquivos, ela fica gravada em seu usuário e você pode compartilhá-la sempre que necessário com um click.


O mesmo pode ser feito se você deseja compartilhar com alguém externo, seja sua agência de comunicação ou publicidade e decida se eles devem ou não ter direitos de download em alta resolução. Saber quais arquivos são os atuais torna o processo todo muito mais fácil e assim você nunca vai precisar se perguntar quais deveriam ser os arquivos finais.


No IMAZ você não precisa se preocupar em mudar o tamanho desejado de imagens toda vez que precisar usá-los. Ao fazer o upload dos arquivos originais, o sistema automaticamente renderiza e disponibiliza as opções no tamanho original, em alta ou em baixa resolução.


Com um clique, crie uma categoria para os arquivos que não devem mais ser utilizados e defina o acesso para que ninguém a não ser você — e aqueles que você decidir — possam ter acesso a esses ativos.


Com o IMAZ você pode reduzir o custo de softwares redundantes, pois qualquer formato de arquivo pode ser visualizado no IMAZ.


Detalhe: você sabia que os metadados melhoram e muito seus posts em blogs e afins na web? As informações nos metadados garantem que suas imagens e gráficos sejam catalogados de forma correta e assim apareçam mais facilmente em buscas no Google.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page