MP4 – MOV – AVI – WMV
Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens das principais versões de arquivos audiovisuais.
Existem vários tipos de formatos disponíveis para arquivos de vídeo. Cada um deles possui especificidades e pode ser recomendado para uma determinada situação. Veja as principais formas de armazenamento audiovisual e entenda as diferenças entre os formatos MP4, MOV, WMV, AVI, FLV etc.
Antes de explicar os vários formatos, é necessário entender um outro conceito: os codecs.
Como arquivos de vídeo podem ser grandes, programas chamados codecs foram desenvolvidos para facilitar o armazenamento e compartilhamento deles. Codecs codificam dados e os compactam para armazenamento e compartilhamento. Depois, eles decodificam esses dados e os descompactam para visualização e edição. O codec mais comum para compactação de vídeo é H.264 ou AVC.
Formatos de arquivos de áudio ou extensões de arquivo são contêineres ou wrappers para esses codecs. Assim como os formatos de arquivos de áudio, a maioria dos formatos de vídeo perdem dados na compactação. O formato escolhido depende do equilíbrio que você quer manter entre qualidade e facilidade de uso.
Entenda as principais extensões de arquivo de vídeo.
Estes são os formatos de vídeo digital mais comuns e os usos mais frequentes deles.
MP4
MP4 (MPEG-4 Part 14) é o formato de arquivo de vídeo mais comum. Formato preferido da Apple, o MP4 também pode ser reproduzido na maioria dos dispositivos. Ele usa o algoritmo de codificação MPEG-4 para armazenar texto e arquivos de vídeo e áudio, mas oferece uma definição mais baixa do que outros. O MP4 funciona bem com vídeos publicados no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.
MOV
O MOV (QuickTime Movie) armazena vídeos, áudios e efeitos de alta qualidade, mas esses arquivos costumam ser bem grandes. Desenvolvidos para o reprodutor QuickTime da Apple, os arquivos MOV usam a codificação MPEG-4 para reproduzir conteúdo no QuickTime para Windows. O MOV é aceito pelo Facebook e YouTube, além de funcionar bem na TV.
WMV
Arquivos WMV (Windows Media Viewer) oferecem boa qualidade de vídeo e são grandes, assim como o formato MOV. A Microsoft desenvolveu o WMV para o Windows Media Player. O YouTube aceita WMV, e usuários da Apple podem visualizar esses vídeos, mas precisam baixar o Windows Media Player para Apple. Não é possível selecionar uma proporção em arquivos WMV.
AVI
O AVI (Audio Video Interleave) funciona com quase todos os navegadores da Web no Windows, Mac e Linux. Desenvolvido pela Microsoft, o AVI oferece a maior qualidade possível, mas os arquivos são grandes. Ele é aceito pelo YouTube e funciona bem na TV.
AVCHD
O Advanced Video Coding High Definition é usado especificamente em vídeos de alta definição. Criado para filmadoras digitais Panasonic e Sony, esses arquivos são compactados para facilitar o armazenamento sem perder definição.
FLV, F4V e SWF
Os formatos de vídeo em Flash FLV, F4V e SWF (Shockwave Flash) foram desenvolvidos para o Flash Player, mas costumam ser usados para transmitir vídeos no YouTube. O Flash não é compatível com dispositivos iOS.
MKV
Desenvolvido na Rússia, o formato Matroska Multimedia Container é grátis e de código aberto. Ele aceita quase todos os codecs, mas é incompatível com muitos programas. O MKV é uma escolha inteligente se você espera que seu vídeo seja visto na TV ou no computador usando um reprodutor de mídia de código aberto, como o VLC ou Miro.
WEBM ou HTML5
Esses formatos são ideais para vídeos incorporados no seu site pessoal ou comercial. São arquivos pequenos, então eles carregam rapidamente e são transmitidos com facilidade.
MPEG-2
Para gravar seu vídeo em DVD, recomendamos o MPEG-2 com um codec H.262.