6. Dê Contexto aos trabalhos
A fotografia é uma ótima ferramenta para documentação, mas imagens únicas não criam exatamente uma narrativa. Quem tem acesso ao seu banco não saberá que a bela floresta que um fotógrafo capturou faz parte de um dos cinturões verdes de sua empresa, não entenderá o contexto e julgará a imagem apenas pelo seu valor estético (o que pode ser uma coisa boa às vezes se for sua intenção).
Conhecemos muitos editores de fotografia, diretores de arte, designers e equipes de comunicação e marketing em empresas que constantemente lamentam a falta de legendas / informações nas imagens para ajudá-los a entender o contexto em que uma imagem foi criada.
Criando categorias e incluindo tags, descrições das imagens, locais e datas você pode facilmente fornecer aos usuários mais informações sobre o trabalho de forma clara.
7. Será útil para sua equipe, clientes e parceiros
Incrivelmente ainda são raras as situações onde estivemos com profissionais de alguma empresa ou fotógrafos e produtoras que possuem arquivos organizados e que ao tirar seus Iphones do bolso, podiam nos mostrar em segundos algum trabalho específico que fizeram e que estavam devidamente armazenados em seu arquivo.
A verdade é que é inestimável poder encontrar rapidamente fotos e vídeos e ter todo o seu banco na palma da sua mão, seja no seu computador ou no celular. E a qualquer momento -- seja numa reunião formal, seja num café.
Quanto maior o seu arquivo, maior a probabilidade de você ter imagens que se ajustem a futuros projetos, tanto em conteúdo quanto em linguagem visual. Quando o assunto é imagens, é super importante ter algo semelhante como referência que sirva às necessidades do próximo projeto para poder projetá-lo e imaginar o que você poderá criar com base no que já foi feito. Se puder não perder tempo nessa busca, melhor!
8. Uma cara profissional
Para alguns talvez isso seja um detalhe, mas sua equipe, novos colegas que acabaram de integrar sua equipe e colegas de outras áreas da empresa e parceiros externos apreciarão quando você enviar um link para o seu arquivo ao invés de apenas enviar um monte de imagens via alguma nuvem. Com a ferramenta certa, eles poderão acessar apenas exatamente o que você deseja ou poder procurar imagens que melhor sirvam para o trabalho em questão e fazer o download somente do que é necessário. Com o Imaz você pode até criar galerias públicas ou protegidas por senha e permitir que quem têm acesso, compartilhe o link com seus colegas, equipe, agência ou imprensa.
O Imaz oferece diversas opções para fazer com que seu arquivo funcione exatamente da maneira que você deseja.
9. Foi construído para o amanhã
É importante ver o arquivo de sua empresa como algo que preserva o passado, e a cada novo projeto, encará-los como novos tijolos que são adicionados à casa que vocês estão construindo. Separar um tempo para classificar projetos antigos, guardá-los com segurança e criar padrões para que todo material novo que entrar, dá a você e sua equipe o bem mais precioso que temos: tempo.
Dessa forma seu arquivo pode crescer de forma organizada, sem depender de uma só pessoa e sim de um sistema criado para durar no longo prazo.
10, Funciona quase como um diário
Ter um arquivo conciso é uma boa maneira de criar um diário para você e sua equipe. Com todas as imagens e dados contidos, você pode buscar rapidamente quando uma imagem ou trabalhos foram feitos.
Você também pode usá-lo para voltar no tempo e ver o que estavam fazendo há um ano e como determinado trabalho foi utilizado.
Nós do Imaz podemos ajudá-los a construir essa casa.
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